Porque o saldo final do mês nos lançamentos não bate com o Fluxo de caixa?

Um das grandes diferenças entre o que Saldo Total no financeiro e o Fluxo de Caixa é que este último soma todos os lançamentos em aberto e quitados no mês, diferente do Saldo que aparece nos lançamentos que considera somente o QUITADO no mês. Além disso, transferências não são levadas em consideração no Fluxo, por se tratar de um dinheiro que já está na empresa.

Então vamos pegar o seguinte exemplo fictício:

Em amarelo temos o saldo final previsto para o mês de abril neste fluxo de caixa hipotético. Se olharmos para a tela de lançamentos, veremos um saldo total diferente:

No entanto, se somarmos este saldo (que é o quitado total) com o valor que mostra na aba EM ABERTO, no valor de 12.536,50, veremos que o valor irá corresponder com os 708.908,27 do Fluxo de Caixa.

IMPORTANTE: para o Fluxo de Caixa, lançamentos atrasados do mês anterior deixam de ser contabilizados, diferente do valor da aba "Em aberto" nos lançamentos. Ou seja: se você tem atrasados, o somatório nos lançamentos não irá bater com o fluxo, exceto se você habilitar a coluna de atrasados na pesquisa do fluxo de caixa, como mostrado abaixo, para SOMAR essa diferença com o resultado do mês:

Veja também:

Categoria: Utilizando o FINANCEIRO do SiGA

Perguntas relacionadas

Não encontrou a resposta para sua dúvida?

Se sua dúvida não foi sanada, preencha o formulário de suporte e envie sua pergunta que responderemos o mais breve possível.