Lançamentos financeiros: um roteiro básico.

Os lançamentos do SiGA são a movimentação de entrada e saída das contas correntes da sua empresa. Logo ao entrar na tela, você verá os lançamentos que estão pendentes, ou seja, ainda não foram pagos ou recebidos no mês atual.

Observações importantes:

- lançamentos atrasados ficam em amarelo claro. Em dia, fica em branco;
- para ver o saldo diário, a pesquisa deve ser feita por QUITADO, como mostrado aqui;
- o quadro do RESUMO mostra os totais dos lançamentos que estiverem sendo listados, de acordo com o filtro ou pesquisa. Não são saldos de contas, estes estão no quadro de SALDOS.
- alterar um lançamento já quitado irá alterar os saldos diários e se der baixa em um lançamento com data futura, esta irá compor o saldo da conta corrente!


Então vamos para alguns passos básicos do financeiro.


1) Para ver o que já foi pago ou recebido no mês, você pode usar o filtro, combinando a situação com o tipo:


2) Você pode criar um lançamento de entrada ou saída clicando nos botões correspondentes na lateral direita. Dentro do lançamento, você deverá completar os campos solicitados, atentando ao vencimento (que pode ser 1 vez ou parcelado) e a situação (se for criado como quitado não aparecerá na lista). Os campos obrigatórios são os marcados com *. Também salientamos que observe atentamente a categoria e centro de custos.

3) Lançamentos também são criados a partir do faturamento, que são os movimentos gerados a partir dos documentos. Veja mais aqui;

4) Para aquelas entradas ou saídas que acontecem todo mês, como por exemplo luz, aluguel, salários etc, você pode criar agendamentos, que irão repetir o lançamento pelo tempo que for configurado.

5) A baixa dos lançamentos de entrada ou saída pode ser feito de duas maneiras:
a) clique no lançamento desejado, abrindo o mesmo, e altere a situação para QUITADO:


b) selecione o lançamento desejado na caixa de seleção da lista e clique em QUITAR/REABRIR:


6) Caso você precise fazer uma baixa parcial no seu lançamento (não recebeu ou pagará o valor total) você poderá usar este recurso no SIGA. Veja como neste link;

7) Você poderá fazer alterações em mais de um lançamento ao mesmo tempo. Para isto utilize a ação em bloco, como mostrado no gif animado abaixo:


8) Para que um valor saia de uma conta corrente e vá para outra (um saque do banco para o caixinha, por exemplo) utilize o botão TRANSFERÊNCIAS.

----------------------------------------

Devido a importância da correta compreensão deste recurso, que se for usado de forma errada pode causar problemas em cascata e de relatórios, aconselhamos fortemente a assistir a videoaula.


Veja também:

Atualizado em 18/06/2019
Categoria: Utilizando o FINANCEIRO do SiGA

Perguntas relacionadas

Não encontrou a resposta para sua dúvida?

Se sua dúvida não foi sanada, preencha o formulário de suporte e envie sua pergunta que responderemos o mais breve possível.