CENP-MEIOS: como mandar relatórios?

As agências registradas no CENP devem enviar periodicamente relatórios para a ferramenta CENP-MEIOS. Estes relatórios são criptografados quando transmitidos e servem para alimentar os gráficos de distribuição de verbas publicitárias no país.

No SiGA, o assinante pode fazer este envio eletronicamente através de um usuário-admin, direto pelo sistema. Para isto, veja estes passos:

1) habilite a opção de usar o CENP nas Opções do Sistema. Uma vez habilitado, em todos os documentos de mídia aparecerão dois novos campos, onde você poderá escolher se aquele documento será enviado no relatório e qual o mês/ano de referência. Neste momento de transição, por padrão, todos os documentos são enviados e o mês/ano é o da última conclusão do documento para os anteriores a 27/09, exceto se for alterado ou indicado.

Nas opções do sistema:

Na autorização:


2) entre em contato com o CENP e informe-se dos dados necessários para o cadastro no sistema;

3) em posse das informações de cadastro, usuário e senha, entre no menu MIDIA > CENP-MEIOS, configure a sua agência em CENP - Agências. Como no SiGA pode-se cadastrar mais de um empresa/CNPJ, verifique qual cadastro será ativado para o envio. Você pode preencher manualmente os campos ou carregar o arquivo XML enviado pelo CENP;


4) Uma vez cadastrada a empresa, sempre que precisar, clique em "Gerar relatórios"; depois, escolha a Empresa cadastrada, o ano de faturamento e o mês de faturamento, de acordo com o calendário do CENP.


5) o arquivo XML gerado pode ser baixado ou enviado diretamente ao CENP-MEIOS. No caso de download, o mesmo estará aberto, ou seja, os dados podem ser lidos por qualquer editor de texto/navegador. Quando enviado diretamente, o mesmo é criptografado conforme normas do CENP;

6) o SIGA informará se o envio teve êxito ou algum erro ocorreu. Neste último caso, entre em contato através da Central de Ajuda ou email atendimento@sigasw.com.br;

Relatórios anteriores ficarão sempre listados com os dados que foram enviados. Você poderá baixar novamente ou reenviar, utilizando os ícones no quadro do relatório como mostrado na animação acima.


AJUSTAR MÍDIAS

Para a geração dos relatórios, o CENP exige que cada autorização tenha um TIPO de mídia específico (TV aberta, TV assinatura, rádio, etc). Também passou a exigir a praça/abrangência de todos os tipos de mídia. Estes campos não existiam no SiGA até 27/08/2019 (tipo) e 17/09/2019 (praça em algumas modalidades). Com isto, para que o relatório saia correto conforme exigência, no menu MÍDIA os usuários com permissão de mídias poderão encontrar a ferramenta onde você poderá listar todas as mídias concluídas mês-a-mês e fazer os ajustes necessários. Usando esta ferramenta, você não precisará reabrir os documentos, não lançando assim novamente os valores no financeiro. Disponível até 31/12/2019.


OBSERVAÇÕES:

a) este relatório leva em consideração as autorizações de mídia concluídas e com o mês/ano de referência no período escolhido, sem considerar data de emissão, mas que tenham veiculação; também considera apenas os documentos com a mesma empresa que foi cadastrado no CENP, no caso de haver mais de uma. Lembramos que o CENP quer autorizações que foram faturadas, ou seja, tiveram todo o seu ciclo, como visto no item 5 das Perguntas e Resposta do próprio CENP-MEIOS. No SiGA, este seria o concluído, uma vez que somente assim a mídia lança valores no financeiro e sai da lista de ativos.

b) lembramos que o envio é de responsabilidade do assinante, não sendo automático do sistema e que o SiGA não se responsabiliza pelo uso dos dados nem pela segurança por parte de terceiros. Para mais informações, acesse este link: https://www.cenp.com.br/cenp-meios#fa

c) caso queira alterar um mês/ano de referência ou excluir um determinado documento do relatório, você poderá fazer esta alteração diretamente na autorização desejada, sem precisar reabrir o documento.

Categoria: Gerenciando Clientes, Veículos e Fornecedores e Fazendo Autorizações de Mídia (PI)

Perguntas relacionadas

Não encontrou a resposta para sua dúvida?

Se sua dúvida não foi sanada, preencha o formulário de suporte e envie sua pergunta que responderemos o mais breve possível.