Qual a diferença entre PROPOSTA e ORÇAMENTO no SIGA?

A diferença entre estes dois documentos está na FINALIDADE do que se vai apresentar ao cliente.

A Proposta é um documento mais completo para entregar ao cliente com todos os valores que ele vai gastar. Então nela você poderá colocar diversos tipos de itens, como o quanto a agência vai cobrar pelos seus serviços (itens internos), o quanto será gasto em produção e em mídia. Também poderá colocar os valores de fee que se pretende cobrar.

Claro, como ele é um documento único para mostrar estes tipos de serviços, cada tipo de item será limitado. Por exemplo, no item de produção só há um tipo de faturamento, no caso, contra o cliente e só se pode colocar um único fornecedor. 

É aí que entra a diferença para o Orçamento no menu Produção. Ele é um documento específico para produção, onde você terá mais opções e poderá detalhar mais os valores que serão apresentados ao cliente sobre produção. Então se você precisa apresentar, por exemplo, 3 opções de fornecedores para a produção de um folder com 3 quantidades diferentes, o Orçamento é o documento ideal.

Resumindo: a PROPOSTA serve para apresentar de maneira geral diversos tipos de valores e principalmente, o quanto a sua empresa vai cobrar. Se você precisa detalhar itens de produção, como mais de uma cotação, mais de uma quantidade, etc, deve-se usar o ORÇAMENTO. Claro, normalmente se você colocar itens de produção em uma proposta, não precisa fazer orçamento e vice-versa.

Observação: o mesmo vale para mídia! Se você precisa detalhar o que o cliente vai pagar, o ideal é fazer um Plano de Mídia se envolver muitas peças ou fazer uma Autorização de Mídia e ao gerar o PDF, chamar de Orçamento.

Veja também:

Categoria: Usando o ATENDIMENTO

Perguntas relacionadas

Não encontrou a resposta para sua dúvida?

Se sua dúvida não foi sanada, preencha o formulário de suporte e envie sua pergunta que responderemos o mais breve possível.