Como remunero o professor?

No RollClass, se você tem o pacote Financeiro contratado, você poderá no cadastro do professor indicar a forma de remuneração se a mesma for baseada na grade de aulas. Existem atualmente duas formas distintas:

percentual de alunos: neste formato, o RollClass irá calcular o valor sobre os contratos dos alunos na grade de aula onde o professor leciona. Neste formato, independe a quantidade de aulas dadas pois o que vale é o contrato de alunos matriculados e suas faturas. NOTA: no caso do contrato ter um valor fechado, os valores de referência para remunerar vão mudar e isto será mostrado dentro do contrato.

Exemplo: o seu aluno tem um contrato referente a turma de Inglês do professor João. Neste contrato, o valor é de R$ 100,00 mensais e ele tem um desconto de R$ 20,00 mensais. O professor João tem, em seu cadastro, uma comissão de 50% sobre as turmas onde ele é responsável. 

Este percentual é indicado lá no cadastro do professor, ao adicionar/editar uma disciplina como mostrado abaixo:


- valor/hora: já neste formato, o RollClass irá calcular o total de horas dadas pelo professor, conforme o que for registrado no Diário de Aula. Ou seja, aqueles diários que forem considerados como dados, o sistema calculará o total real de horas independente do número de alunos ou valor da turma/horário. Isto não valerá para o caso de professor substituto, pois como isto pode depender de negociações à parte, é lançado de maneira diferente no pacote financeiro, como explicado neste link. Este cadastro também deve ser feito na disciplina do professor:


Menu Remunerações

Cada vez que o professor tiver direito a uma remuneração, será criada uma linha na parte de Remunerações, que existe no menu Financeiro. Lá o sistema mostrará então que tipo de remuneração é, de onde veio e o valor a ser pago. Também indicará se, por exemplo, o aluno já pagou a cobrança dele que dá o direito ao percentual, por exemplo.

Você deverá então selecionar quais as comissões que deseja pagar e escolher qual será a data que será o vencimento no Financeiro. O sistema não fará esse lançamento automaticamente, você deverá escolher quais e quando será lançado, como mostrado abaixo:


Com isto você pode escolher se quer por exemplo, repassar comissão somente quando o aluno para a cobrança; se quer fazer quinzenal ou mensal ou ainda uma data determinada.

Uma vez lançado, você poderá consultar na aba Lançamentos, na mesma tela, o que foi gerado para o financeiro e como foi composto:



Agora se o seu professor é contratado como mensalista (CLT, contrato, etc) com um valor mensal fixo, você pode criar um AGENDAMENTO para o pagamento do salário, que este será sempre lançado no financeiro.

Categoria: Financeiro e Professores e Administrativos

Perguntas relacionadas

Não encontrou a resposta para sua dúvida?

Se sua dúvida não foi sanada, preencha o formulário de suporte e envie sua pergunta que responderemos o mais breve possível.