Primeiros passos no Sole: o que fazer!


Colocamos aqui um pequeno guia dos primeiros passos dentro do Sole, independente do plano contratado, exceto INICIAL onde não há o financeiro. Lembramos que é extremamente importante assistir as videoaulas para entender melhor o funcionamento, mas aqui você terá uma base

Criando seus cadastros básicos

A primeira coisa que você deve fazer no Sole é criar os seus cadastros básicos: clientes, fornecedores, contatos e até mesmo seus colaboradores, para poder dar usuários a eles e então eles poderem acessar o software de projetos. Estes cadastros não tem limite, você pode ter quantos quiser e são fundamentais para o restante do sistema, para atribuir os projetos e tarefas por exemplo e depois fazer os relatórios por pessoa se quiser. 



Configurando o financeiro do software de projetos:

Se o seu plano possui o módulo financeiro, você precisará fazer alguns ajustes: criar as contas correntes, verificar e configurar as categorias e centros de custos. Isto é básico e obrigatório dentro dos lançamentos e agendamentos do Sole, para que seu movimento financeiro esteja sempre com os saldos das contas correntes correto e as categorias indicando o tipo de movimento financeiro.



Cuidando as permissões dos usuários:

No menu CADASTRO você pode gerenciar os usuários criados dando a eles permissões ao software e aos projetos em si. É muito importante revisar quem pode ter acesso à cada área e a cada projeto, lembrando que há níveis diferentes de permissão, o que pode ser visto com mais detalhes na nossa Central de Ajuda.

Criando Projetos:

Uma vez quer os cadastros básicos estejam completos você pode criar os seus projetos no menu PROJETOS > GERENCIAR PROJETOS. Lá você define quem, data de início, mais permissões e pode até usar modelos pré-prontos, feitos por você e que ficam à disposição.

Gerenciando etapas e tarefas:

Um projeto deve conter etapas e tarefas, que podem ser atribuídas à um usuário que então poderá mudar as situações das tarefas, fazer comentários, colocar as horas trabalhadas e anexar arquivos, tudo registrado em um histórico e depois que pode ser tirados relatórios de tempo, tarefas, por pessoa, etc.

Mande um orçamento para seu cliente:

No plano completo do Sole você conta com o Orçamento de Serviços, documento onde você pode colocar os valores que cobrará de um cliente pelos seus serviços, indicar se quiser os fornecedores que o farão e ainda, se aprovado, alimentar automaticamente o financeiro para cobrar ou pagar os valores envolvidos!



Movimentando o financeiro:

Diferente de outros softwares de projetos, no Sole (dependendo do plano contratado) você pode fazer também o controle financeiro da sua empresa, lançando valores nos projetos e fazendo os lançamentos de entrada e saída, tanto da movimentação flutuante quando de receitas e despesas fixas. Você pode gerar boletos com registro e ainda exportar NFS-e para a sua prefeitura!

Categoria: Usando o Sole

Perguntas relacionadas

Não encontrou a resposta para sua dúvida?

Se sua dúvida não foi sanada, preencha o formulário de suporte e envie sua pergunta que responderemos o mais breve possível.