Nota de Débito: como fazer no SiGA.

Nota de débito (ND) é uma nota muito utilizada para se efetuar nas empresas de maior porte, por exemplo, cobrança de valores para os quais não seja compatível a emissão de nota fiscal, mas obrigatoriamente deve existir uma nota fiscal referente ao pagamento que originou a nota de débito.

No SiGA, você poderá fazer uma nota por documento, através do FATURAMENTO. Para isto, todos os dados fiscais do cliente e da agência devem estar preenchidos no cadastro, senão o SiGA alertará  e não deixará prosseguir. O PDF gerado pelo sistema é padrão e não poderá ser modificado.

1) Com o documento no FATURAMENTO, clique nos 3 pontos e em "Gerar Nota de Débito". Se uma ND já foi feita para este documento, você poderá cancelar ou então fazer novamente o download:


2) Você deverá indicar o vencimento e poderá editar a descrição com mais dados ou deixar o padrão do sistema;

3) Será feito o download do PDF gerado e preenchido o campo "documento" da fatura com o número da ND gerada. Caso esteja refazendo uma ND de um documento, este campo não será atualizado com o novo número!

4) Uma vez que todas as faturas sejam lançadas ao financeiro, não será mais possível gerar ND para aquele documento. Você poderá ver todas as Notas de Débito (ativas, canceladas e finalizadas) clicando no link Notas de Débito no Faturamento:


As ND que estiverem faturas lançadas terão uma relação dos lançamentos gerados e atrelados à elas:



Categoria: Utilizando o FINANCEIRO do SiGA

Perguntas relacionadas

Não encontrou a resposta para sua dúvida?

Se sua dúvida não foi sanada, preencha o formulário de suporte e envie sua pergunta que responderemos o mais breve possível.