Quais são os Indicadores de Movimento Geral?

Matrículas e ocupação

  • Fluxo de Matrículas: este gráfico mostrará como estão as entradas e cancelamentos de matrículas em geral na sua escola ao longo dos últimos 12 meses. Lembre-se que ele não se refere às pessoas e sim à matrículas feitas ou que cancelaram.

  • Fluxo de Matrículas por disciplina: assim como item anterior, aqui você verá o movimento de entrada e saída de matrículas, mas desta vez dividido por disciplinas. Com isto você poderá analisar tendências de queda ou aumento da procura por determinada disciplina e assim reorganizar espaços, por exemplo!

  • Taxa de Ocupação Geral Atual: neste gráfico você pode ver como está a ocupação das vagas oferecidas. Ou seja, se você tem 3 turmas de idiomas/danças distintas com possibilidade de 10 vagas em cada, você tem um total de 30 vagas. Se tiver 5 matrículas em cada turma, terá uma taxa de ocupação de 50%, lembrando que um mesmo aluno pode ocupar mais de uma vaga!

  • Taxa de Ocupação por Disciplina Atual: o funcionamento deste gráfico é semelhante ao anterior, só que desta vez dividido por disciplina. Neste caso também o que vale são as matrículas, uma vez que um mesmo aluno pode ocupar mais vagas em disciplinas diferentes. Este caso é muito interessante para se fazer uma análise com dados reais de quais ofertas oferecidas precisam atrair mais alunos, por exemplo.

  • Por Disciplina

    • Saldo por disciplina dos últimos 12 meses: neste gráfico o que mostra é o saldo acumulado (em R$) que cada disciplina oferecida deixou nos 12 meses passados. Para este cálculo leva-se em conta as mensalidades e matrículas diminuindo as remunerações automáticas de professores (por hora ou percentual).

    • Saldo mensal por disciplina dos últimos 12 meses: Aqui o cálculo e o mesmo do anterior, no entanto mostrará o saldo em cada mês anterior.

    • Total de alunos por disciplina nos últimos 12 meses: Neste indicador você verá o total acumulado de alunos (e não matrículas) que passou em cada uma das suas matérias no período passado.

    • Saldo mensal de matrículas nos últimos 12 meses: Aqui o gráfico mostrará a movimentação de matrículas em cada disciplina, ou seja, as entradas e saídas formando um saldo. Novamente, não se refere à pessoas e sim à matrículas feitas!

Atualizado em 17/10/2017
Categoria: Indicadores

Perguntas relacionadas

Não encontrou a resposta para sua dúvida?

Se sua dúvida não foi sanada, preencha o formulário de suporte e envie sua pergunta que responderemos o mais breve possível.